MGA_CTM_ISI_IST_MAQ_Imagem01

Maringá tem Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas e Tecnologia Metalmecânica com atendimento para todo o Brasil

Com abrangência nacional, o Instituto terá atendimento focado na indústria.

No cenário atual, inovar e ter ganhos de produtividade é tornar-se competitivo. Para contribuir para o avanço da indústria, o Sistema Fiep também avança na oferta de novas soluções que apoiem e permitam um ambiente de inovação e modernização do setor industrial no país.

Instalado em Maringá, o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Engenharia de Estruturas foi criado e está atuando junto ao Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica e ao Laboratório Aberto, também localizados na cidade onde está o Senai CTM.

Maringá tem um polo industrial com excelente infraestrutura e grande expectativa de contínuo crescimento. A nossa unidade Senai CTM (Jardim Leblon) possui espaço adequado, ótima localização e conta com as atividades do IST, bastante complementares às atividades do Instituto Senai de Inovação, explica o gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Luiz Antônio Mendonça.

Embora tenha sido criado recentemente, o ISI já vem contribuindo para o aumento da competitividade da indústria. Seu pleno funcionamento está previsto para o segundo semestre de 2019. Teremos um prédio de 3.800 metros quadrados que está em construção e contaremos com uma equipe de cerca de 40 pessoas, entre pesquisadores, técnicos, bolsistas e pessoal administrativo, afirma Mendonça. No mesmo local, funcionará o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, focado no atendimento a indústria, num investimento total de mais de R$ 15,5 milhões. Esse possuirá maquinário moderno, entre eles, um Centro de Unisagem de 5 eixos, e atenderá a demanda de micro usinagem, fabricação de moldes e matrizes de peças complexas e precisas. A entrega da obra está prevista para o segundo semestre de 2019.

ISI:

O ISI em Engenharia de Estruturas oferece soluções em materiais e componentes, processos construtivos e edificações inteligentes. Seus segmentos estratégicos são as construções de habitações populares.

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas oferece uma extensa lista de soluções e serviços. Entre eles: A atuação do ISI em Engenharia de Estruturas é bastante transversal, sendo que atualmente os segmentos beneficiados são: edifícios residenciais e comerciais, construção pesada (rodovias e ferrovias), plantas industriais e instalações prediais.

O gerente acrescenta que estão sendo buscadas parcerias sólidas com indústrias interessadas em desenvolvimento tecnológico e inovação. A antecipação da parceria, previamente ao pleno funcionamento, permite que os laboratórios e os equipamentos sejam melhor selecionados e que o atendimento seja mais eficiente, diz.

De acordo com ele, as indústrias interessadas devem entrar em contato com o ISI em Engenharia de Estruturas para conhecer os serviços que podem ser oferecidos e alinhar projetos futuros. Isso permite, por exemplo, que a empresa deixe de adquirir um equipamento específico e passe a realizar testes, desenvolvimentos e inovação por meio do instituto, reduzindo investimentos e garantindo suporte técnico adequado, assegura.

IST:

O Instituto Senai de Tecnologia Metalmecânica realiza serviços e pesquisa aplicada nas áreas de sistemas de manufatura, de desenvolvimento de produtos, de processos de fabricação e de tecnologia de materiais. O objetivo é o de desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos e equipamentos, até que estes estejam prontos para o uso e para o mercado.

Dentre os serviços oferecidos estão: Serviços técnicos e especializados (Ex. Prototipagem 3D), serviços de metrologia (ensaios, testes, calibrações e processos), pesquisa e desenvolvimento e otimização de produtos e processos e consultoria em temas de tecnologia e inovação.

Laboratório Aberto:

Um espaço de aprendizagem projetado para que pessoas com diferentes habilidades possam interagir e trabalhar de forma colaborativa para o desenvolvimento de produtos e negócios.

Está localizado em Maringá (PR), é um  ambiente de inovação para que pessoas com diferentes perfis e habilidades possam se encontrar para trabalhar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos e negócios. Diferente do conceito tradicional de laboratórios (fechados para públicos específicos e gerenciados por professores ou pesquisadores), o Laboratório Aberto do Senai em Metalmecânica oferece acesso livre para que todos possam utilizar sua infraestrutura no desenvolvimento de suas ideias com base no conceito “faça você mesmo”. Além disso, ele estimula a interação entre usuários para que eles possam trabalhar em soluções conjuntas.

Mais informações:

ISI e IST Maringá – Rua José Correia Aguiar, 361 – Jardim Leblon