SAMSUNG CAMERA PICTURES

Sindimetal Maringá participa de reunião do comitê gestor de Logística Reversa em Curitiba

O Sindimetal Maringá marcou presença na 8ª reunião do comitê gestor  da Logística Reversa do Setor Metalmecânico que aconteceu no último dia 16 de maio em Curitiba.

A reunião  teve por objetivo esclarecer questões relacionadas ao Plano de Logística Reversa do setor, sanando dúvidas quanto à forma de atender ao Termo de Compromisso assinado pelos sindicatos.

O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA), Vinicio Bruni, foi a autoridade convidada para participar.  Bruni ressaltou que “em primeiro lugar, é preciso que haja uma integração entre os sindicatos que representam o setor com o propósito de criar um cronograma de trabalho, formulando um projeto de logística reversa com informações entre as quais: os produtos colocados no mercado pelas empresas, o gerenciamento deste material no final da sua vida útil, e posteriormente, informações sobre os resultados do trabalho”.

Segundo Bruni, os dados encaminhados pelo setor produtivo à SEMA vão ser lançados em um programa que transformará os relatórios obtidos pela indústria num mapa eletrônico, cujo objetivo será acompanhar a evolução do trabalho de cada segmento da cadeia produtiva, considerado o Plano Estadual de Resíduos.

“Hoje, as empresas ainda veem a logística reversa como um problema, porém, ela precisa ser encarada como um negócio que tenha por objetivo dar destinação correta para o produto, satisfazendo as exigências das leis vigentes no país e criando, sobretudo, oportunidades de ganho com a coleta desses resíduos. Mas, para que isso aconteça, é preciso diálogo e bom senso entre todos os envolvidos”, finaliza.