DSC_0010

Jornada de trabalho na nova legislação trabalhista é tema de palestra no Sindimetal

Aconteceu no último dia 18 de abril a décima quinta edição do tradicional Encontro com RH, Palestra Jurídica.

O tema do encontro foi Jornada de Trabalho – Sua empresa está atenta à nova legislação?

-O que mudou com a Reforma Trabalhista?

-Importância do controle da jornada de trabalho;

-Análise de alguns pontos da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018.

Participaram representantes de 12 indústrias associadas que puderam tirar suas dúvidas e acompanhar cases vivenciados em suas empresas.

Neste encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as mudanças ocorridas, no que se refere a jornada de trabalho, bem como a importância das empresas em manter a devida gestão sobre o assunto, de forma a respeitar e garantir a aplicação da legislação vigente.

Foram abordadas algumas modalidades de jornadas de trabalho, bem como suas formas de registro e controle, ressaltando a obrigatoriedade de os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores realizarem a anotação da hora de entrada e saída.

Foram explanados os temas sobre o BANCO DE HORAS, ACORDO DE COMPENSAÇÃO SEMANAL, TROCA DE FERIADO, fazendo um estudo à luz da legislação vigente, bem como da CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018.

Como complementação de estudo, foram apresentadas jurisprudências envolvendo o tema, a fim de que sejam verificados alguns entendimentos dos tribunais em relação ao assunto.

Por fim todos os participantes tiveram a oportunidade de trazerem seus questionamentos para dirimir dúvidas sobre o tema.

Os encontros com RH, acontecem mensalmente na sede do SINDIMETAL, onde o objetivo é trazer atualizações sobre os temas em estudo, buscando aprimorar os conhecimentos referente a legislação, sempre de forma prática dinâmica e com a participação de todos os envolvidos.

O próximo Encontro com RH está agendado para o dia 16/05 (quarta-feira) e abordará sobre o tema: “Remuneração – O que compreende a remuneração do colaborador? – O que incorpora ao contrato de Trabalho” e o “Término da vigência da Medida Provisória 808/2017”.