e981903c-0e5f-41b5-b817-3dfef294db32

Sindimetal Maringá participa de discussão sobre Logística Reversa

A reunião que aconteceu no último dia 19 em Curitiba, contou com a participação do Sindimetal Maringá, representado pela executiva Aline Stocco. O momento, foi proporcionado para acompanhamento do cronograma referente ao tema, que tem o objetivo de distribuir tarefas entre os integrantes da comissão responsável pela Logística Reversa no setor metalmecânico no Paraná. Na reunião, foi alinhado o que será realizado nos próximos meses. Dentre as ações ficaram definidas: a elaboração de uma cartilha, análise de empresas receptoras de resíduos que sejam homologados pela SEMA, desenvolvimento de um site do segmento metalomecânico com informações sobre o andamento do projeto.

Além do Sindimetal Maringá, participaram os Sindimetais de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Curitiba.

O tema Logística Reversa começou a ser amplamente discutido no Brasil a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A legislação trata do fluxo dos bens, materiais e embalagens, partindo do ponto de consumo até sua origem. Depois que o produto é colocado no mercado, é preciso traze-lo de volta, para que tenha a destinação ambiental correta.

O plano de trabalho foi apresentado em setembro de 2014, e aceito pela SEMA, está sendo implementado junto aos sindicatos envolvidos.