visita cursos

Equipe tem visitado indústrias para divulgação de cursos

Qualificação gera incremento de renda aos trabalhadores e ganhos de produtividade às empresas

Indústrias associadas ao Sindimetal estão recebendo visitas de uma equipe do SENAI Maringá CTM para a divulgação de cursos técnicos e de qualificação. Durante a ação, empresários e colaboradores conhecem detalhes e podem esclarecer dúvidas sobre os cursos.

De acordo com o coordenador de Educação Profissional do Senai, Claudio Batista, os cursos técnicos e de qualificação podem gerar incremento de renda, e para a empresa, podem gerar ganhos em produtividade e eficiência. “Um funcionário que é soldador às vezes não conhece um processo mais moderno e pode não conseguir ascender na carreira por falta deste tipo de conhecimento. Ele pode aprender tudo em um curso rápido. E a empresa pode colaborar, por exemplo, liberando o funcionário do trabalho em alguns dias para o curso”, diz.

Os cursos de qualificação profissional têm carga a partir de 160 horas. Já os cursos de aperfeiçoamento têm carga menor, em média de 40 horas. A maioria é oferecida no período noturno, mas Batista explica que se a empresa apresentar demanda específica, um curso pode ser programado para acontecer de manhã, por exemplo.