IMG_6893

Indústrias têm subsídio de 50% em programa de desenvolvimento em parceria com Sebrae

O Programa de Desenvolvimento do Setor Metalmecânico retomou as atividades neste segundo semestre e a expectativa é atender 40 empresas até dezembro. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) e Senai, e ainda há vagas disponíveis.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende, as empresas inscritas recebem consultorias e orientações para sanar problemas no processo produtivo, inovar e aperfeiçoar produtos, conceber novas ideias, entre outros.

Além do atendimento individual, os empresários podem contar com ensaios tecnológicos. “Se uma empresa de molas ou de cabos de aço, por exemplo, precisa avaliar se o produto suporta determinado peso, viabilizamos a realização do teste”, acrescenta Rezende.

Paralelo às consultorias, o programa oferece um cronograma de encontros coletivos com a realização de palestras. Este ano já foi abordado o tema “Produção enxuta”, com foco em reduzir desperdícios. Os próximos encontros, ainda sem data definida, terão os seguintes temas: “Inovação de produto”, “Gestão da inovação” e “Tecnologia de processos, métodos e técnicas de produção”.

Durante um ano, cada empresa pode participar com até três projetos, por meio do Serviço de Inovação e Tecnologia (Sebraetec). Cada projeto pode ter valor máximo de R$ 25 mil ou R$ 75 mil, caso a indústria participe de três ao mesmo ano. O Sebrae/PR disponibilizou R$ 400 mil para atender os participantes do programa e, com isso, subsidia 50% do valor.

Interessados devem entrar em contato com a entidade pelo telefone (44) 3220-3434, o contato é a Josi. Mais informações podem ser obtidas no Sindimetal pelo (44) 3224-4186.